Top 5: Livros que toda criança deveria ler

Olá pessoas!
Hoje eu trago a estréia de uma nova categoria! Êêêêê
E para começar com tudo, trouxe uma indicação de livros que toda criança deveria ler para estimular o gosto pela a leitura na mesma. Então, vamos conferir?


Eu tenho uma irmã de oito anos, e assim como fez comigo, meus pais já incentivam a leitura desde cedo, e sinto que o incentivo de leitura vindo dos meus pais já surtiu efeito em mim e está surtindo também em minha irmã ( e eu fico toda orgulhosa!). Pensando não só nela, mas também em outras crianças decidi que seria interessante recomendar 5 livros bem divertidos e produtivos para crianças na faixa de 7 (ou menos, depende muito do nível da facilidade da criança em ler e entender o que se está lendo) aos 11 anos (ou mais, sempre é bom ler um livro infantil e relembrar essa época gostosa da vida). Observação: são todos livros que li na minha infância.

1º - Reinações de Narizinho -  Monteiro Lobato


“Reinações de Narizinho”, um clássico da literatura infantil brasileira que continua atual como nunca, reúne histórias escritas por Monteiro Lobato em 1920. A obra, lançada anteriormente pela Globo Livros em dois volumes, acaba de ser reunida em uma única edição. O livro narra as primeiras aventuras que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo e apresenta Emília, a boneca de pano tagarela e sabida, Tia Nastácia, famosa por seus deliciosos bolinhos, Dona Benta, uma avó muito especial, e sua neta Lúcia, a menina do nariz arrebitado. Lúcia, mais conhecida como Narizinho, é quem transporta os leitores a incríveis viagens pelo mundo da fantasia.Tudo começa com uma inesperada visita da neta de Dona Benta ao Reino das Águas Claras e com a chegada de seu primo, Pedrinho, ao Sítio do Picapau Amarelo para mais uma temporada de férias. Depois do passeio pelo Reino das Águas Claras, as reinações de Narizinho ficam ainda melhores. As crianças se divertem fazendo o Visconde com um sabugo de milho e planejando o casamento de Emília com o leitão Rabicó.
Li vários livros do Monteiro Lobato, mas esse foi o que mais gostei, devorei esse livro com unhas e dentes e tinha apenas 7 anos, até hoje Narizinho é minha personagem favorita do sítio!

2º - Bisa Bia, Bisa Bel -  Ana Maria Machado

 

Um livro de extraordinária beleza, contando a história de uma menina que, no convívio imaginário com sua bisavó e sua bisneta, aprende a conviver consigo mesma. Três tempos e três vivências que se cruzam e se completam numa só pessoa, a menina Isabel.
O diálogo de Isabel --ou melhor, de Bel-- com sua avó --Bisa Bia-- e, depois, com sua futura bisneta é uma mistura encantadora do real e do imaginário, levando o leitor a perceber as mudanças no papel da mulher na sociedade.
Esse diálogo fica ainda mais divertido quando surge uma terceira "voz": a Neta Beta, uma menina do futuro, que fala de muitas mudanças que ainda estão por vir.
Este livro, um clássico da literatura para crianças, está agora numa edição atualizada, mais moderna, mas preservando todas as características da edição original.
Com vocês, essas três personagens que são uma só: Bisa Bia, Bel e Neta Beta, vivendo três gerações e um único sonho: a liberdade.
Esse livro foi meu queridinho por os meus 8 anos inteiros, nem sei dizer quantas vezes o li, é um livro muito legal! Recomendo!

3º - Uma professora muito maluquinha - Ziraldo



Este livro, de Ziraldo, traz a história de uma professora que tinha um jeito todo seu de entender o mundo e um modo que todos achavam muito maluquinho de mostrá-lo aos meninos e meninas de uma escola de interior, ensinando-as a serem mais felizes.
Ziraldo ganhou o 21º Troféu HQMIX (2008) --o "Oscar" dos quadrinhos-- na categoria "Homenagem/Destaque Internacional".
Um livro amor! Melhor que chocolate, depois que li este livro desejei mais que tudo ter uma professora igual a Cate, e olha, acabei ganhando uma!

4º - As aventuras de Pinóquio -  Carlo Collodi


Um pedaço de madeira falante aparece misteriosamente na oficina de mestre Cereja. O marceneiro, apavorado, presenteia o amigo Gepeto com essa peça de madeira viva. Gepeto tem planos ambiciosos: fabricar uma marionete maravilhosa, capaz de dançar e dar saltos mortais, e ganhar o mundo com sua atração.
Os planos do pobre marceneiro, porém, não se concretizam. Mal nasce, Pinóquio já começa com suas estripulias: arranca a peruca amarela de seu "pai", e seu nariz começa a crescer até se tornar um "narigão interminável". Daqui por diante, Pinóquio vai se meter em confusão atrás de confusão. Vende a cartilha que ganhou de Gepeto, escapa de ir à escola e vai parar no Grande Teatro de Marionetes. Ele se defronta com as artimanhas da Raposa e do Gato, que o levam para o Campo dos Milagres e tentam enforcá-lo. Do seu lado, estão o conselheiro Grilo-Falante e a Fada de cabelos azuis, que aparece para salvá-lo da armadilha do País dos Brinquedos, onde os meninos se transformam em burros.
As aventuras de Pinóquio é a obra original de Carlo Collodi, publicada pela primeira vez em 1883. Em seu percurso de transformação de boneco em menino, Pinóquio enfrenta as intempéries das noites longas e frias, depara com a autoridade da lei, padece de uma fome terrível e descobre a solidão da condição humana. Fantasia, humor e ironia se combinam neste clássico da literatura, indicado para todas as idades.
Esse foi o primeiro livro que ganhei e se tornou único e especial <3 br="" nbsp=""> 5º- Alice No País Das Maravilhas - Lewis Carroll


  
Quando decidiu seguir um coelho que estava muito atrasado, Alice, caiu em um enorme buraco. Só mais tarde descobriu que aquele era o caminho para o País das Maravilhas, um lugar povoado por criaturas que misturam características humanas e fantásticas, como o Gato, o Chapeleiro e a Rainha de Copas - e que lhe apresentam diversos enigmas...
Esse livro é maravilhoso, todos devem conhecer a estória, mas acredito que deveriam ler também.

Bem pessoal, é isso! Espero que tenham gostado e sintam-se na responsabilidade de incentivar o prazer na leitura nas crianças.

10 comentários:

  1. ótimas escolhas,são histórias bem legais que você selecionou
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São mesmo! Todas marcaram minha infância!

      Excluir
  2. Eu tenho essa edição de Alice!!! *-* Muito Linda, a editora Zahar é ótima! <3
    Mas apesar de Alice no País das Maravilhas ser mais conhecida ainda tenho preferência pela segunda história, Através do Espelho e o que Alice Encontrou por Lá! *-*
    Você indicou ótimos Livros!!!! :D

    Beijocas e até logo!
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, queria ter! <3
      Nunca li o segundo, agora fiquei curiosa! Beijos Amanda! ^^

      Excluir
  3. Tenho que criar vergonha na cara e ler "Alice no País das Maravilhas". Ambos os filmes feitos pela Disney (a versão em desenho e a do Tim Burton) eu assisti e simplesmente amei. A história é tão encantadora, assim como os personagens <3

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tome mesmo! huehuehuhe
      É um livro muito bom, nem preciso dizer que sou fã! :3

      Excluir
  4. O Alice fez parte da minha infância assim como muitos contos de fadas.

    ResponderExcluir