5 clássicos nacionais que valem a pena

Você deve estar pensando: clássicos? Sim, pessoal clássicos! Mas então você acrescenta: clássicos nacionais? Sim, claro! Clássicos podem parecer o tipo de leitura mais evitada, principalmente por essas gerações mais novas, mas e se eu te disser que o clássico é legal e também super importante?
Eles são sim, é só você dar uma chance. Por aquela linguagem coloquial demais, e pelos seus tempos remotos, muitas pessoas tem evitado a leitura de um clássico. Porém, o que poucos sabem, ou sabem e não se importam é que a leitura de um clássico acrescenta bastante no seu vocabulário, te faz conhecer outros costumes, outras décadas, e te faz perceber o quanto nossa sociedade "evoluiu". Pensando nisso, separei 5 dos meus clássicos favoritos, que não são complicados e que podem ser uma ótima leitura, vamos lá?




5º Dom Casmurro - Machado de Assis



Conta a estória de Bento, um homem de idade avançada, que relembra sua existência desde a sua infância a fase adulta.Retrata o ciúmes com relevância, deixando uma dúvida cruel (cruel mesmo) no fim do livro, sem solução. Qual a dúvida? Leiam e descubram...


4º A mão e a luva -Machado de Assis


A mão e a luva é aquela espécie de livro que você tem que ler para saber, mas retrata a estória de Guiomar, uma bela moça que causou amor em três homens: Jorge, Luiz Alves e Estevão. Inclusive, Luiz e Estevão eram melhores amigos, então imaginem...

3º Memórias de um sargento de milícias - Manuel Antônio de Almeida


O livro é escrito no período do romantismo, retrata a vida no Rio de Janeiro no início do séc.XIX e desenvolve pela a primeira vez na literatura nacional a figura do malandro.

2º Vidas Secas - Graciliano Ramos


Vidas Secas retrata a vida miserável de retirantes, que se deslocam de tempo em tempo para fugir da seca. A maneira de como o autor relata a vida dos retirantes é agonizante, imaginamos o quanto eles sofriam.

1º Cinco minutos e A Viuvinha - José de Alencar

Foi um dos primeiros clássicos que me senti realmente motivada a ler. Cinco minutos me chamou atenção por ser diferente de tudo que já li, de como o amor foi tão rápido, pelo o cheiro, e somente por ele ter a esperança de encontrar alguém que jamais viu. A Viuvinha é igualmente interessante, vale a leitura.

É isso pessoal! Até o próximo post!

2 comentários:

  1. Menina, só por fazer uma lista de clássicos brasileiros você já está de parabéns. Tomando essa iniciativa aos 14 anos, então, é algo a se admirar.
    Estou gostando do seu blog, e acho que só o tempo pode dizer o que é melhor para ele, especificamente. Tipo, sobre o que você mais curte escrever e o que os leitores querem ver de fato? Tenho certeza de que o tempo e a experiência só farão o blog melhorar, mas por enquanto posso dizer que você está no caminho certo.
    Beijo!

    www.diarioquaseescritora.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Lê, muito obrigada pelo carinho! Não deixaria os clássicos por nada, obrigada mesmo, seguirei suas dicas!
      Beijão.

      Excluir