Resenha: A Mala de Hana

Olááá! Tudo bem?
A pedido de um amigo meu li o livro A Mala de Hana, um livro rápido de apenas 112 páginas. Confesso que estava sem vontade, mas como ele me pediu encarecidamente para que eu fizesse a resenha dele, eu decidi que leria, mas só quando tivesse vontade. O livro ficou mais ou menos um mês no cantinho, só esperando para ser pego, e eu com preconceito deixei de lado, mas que erro! É um livro excepcional!


Título: A Mala de Hana - uma história real
Autora: Karen Levine
Editora: Melhoramentos
Gênero: Juvenil
Ano: 2007
Páginas: 112
Sinopse: A Mala de Hana é um retrato singelo, mas mostra como era cruel a vida das crianças submetidas ao Holocausto. A história se desenrola em três continentes diferentes em um período de quase setenta anos. Envolve a experiência da garotinha Hana e de sua família na Tchecoslováquia (atual República Tcheca), nas décadas de 1930 e 40; e uma jovem e um grupo de crianças em Tóquio, no Japão; e um homem em Toronto, Canadá, nos dias de hoje. Um relato que vai sensibilizar a todos, para que horrores semelhantes ao que atingiu Hana e outros inocentes nunca voltem a acontecer. 
Nota: ✩✩✩✩✩ (5/5 Muito bom!) 
Resenha:


O livro conta duas histórias simultaneamente, a de Hana: uma pequena judia na época do Holocausto e a de Fumiko, uma professora do Centro Educacional do Holocausto de Tóquio que busca mostrar aos seus alunos como era na época de Hitler para os judeus.
Tudo começa quando Fumiko, de tanto pedir para grandes museus que contavam a história sombria da Segunda Guerra Mundial, recebeu uma mala com o nome de Hana, com a data (16 de maio de 1931) e Waisenkind - a palavra alemã que significa orfã. A curiosidade das crianças do centro em ver a mala foi enorme todos querendo saber quem era a menina, como era. Com toda essa curiosidade das crianças, Fumiko busco respostas para todas aquelas perguntas na Europa e América, bem longe de onde ela morava o que atrapalhou bastante na sua busca para saber quem era Hana. Todo esse mistério na busca de conhecer mais sobre a dona da mala, Fumiko é levada a 70 anos atrás, onde Hana vivia feliz na Tchecolosváquia antes da invasão nazista. Conhecendo assim, a vida de Hana, uma garotinha feliz até ter perdido seus pais e seu irmão que foram levados para os campos de concentração e de como foi cruel a época do Holocausto, da forma brutal e desumana que os judeus eram tratados neste período, como se fossem animais aos olhos nazistas.
Apesar de Karen relatar de forma bem leve o nazismo, é possível perceber o quanto era duro viver naqueles campos de concentração. Me emocionei e quis chorar em várias partes do livro, pois me coloquei no lugar de Hana e imaginei como seria ficar sem minha família, sem o direito de estudos e de ter uma vida normal.
É certo que a escrita de Karen pode parecer ser bem infantil, e até nos irritarmos ao ver a escritora relatando a vida Hana, mas o rumo que a história vai tomando no decorrer do livro a torna bem interessante. Não sei se quis ler porque sempre gostei bastante de História, da suas guerras e da maneira como nós "evoluímos". Deve ser esse um dos motivos para ter gostado tanto, mas mesmo se você não for fã da matéria vai gostar bastante, ou seja, vale a pena dar uma chance.

Bem pessoal, por hoje é isso! Até!

Um comentário:

  1. Sou apaixonada por História desde que a conheci com 10 anos na Quinta série! <3 Foi paixão a primeira vista, mesmo minha professora utilizando de Livros para ensinar, o que costuma tornar o aprendizado sem graça e cansativo muitas vezes!
    Eu amo Livros que de algum forma contam fatos que já ocorreram! Seguindo esse padrão teve dois que me marcaram muito: A Menina que Roubava Livros e O Diário de Anne Frank!
    Tem alguns que ainda estão na minhs lista de pretendo ler, entre eles: O Menino do Pijama Listrado, um Livro da Jojo que se passa na Primeira Guerra Mundial que não consigo recordar o nome no momento e um que estou querendo muito ler é Fique Parado e então Corra! *-*
    Vou colocar esse na minha lista também!!!!

    Beijooos e até logo! <3
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir