Resenha: Diário de Classe

Olá!
Cá estou eu para falar de um livro surpreendente e que me impressionou. Então, vamos conferir?

1

Título: Diário de Classe - A Verdade
Autor:  Isadora Faber
Gênero: Autobiografia 
Ano: 2014
Página: 272
Nota: ☆ (5/5 Excelente)
Sinopse: Aos 13 anos, Isadora Faber, uma estudante de escola pública de Florianópolis (SC), indignada com os problemas de ensino e infraestrutura de seu colégio resolveu criar uma página no Facebook, o Diário de Classe, para denunciá-los. Chamou a atenção da imprensa nacional e internacional, mobilizou milhares de seguidores e conseguiu as mudanças que reivindicou. Sua jornada, no entanto, foi árdua: sofreu críticas, ameaças, represálias, agressões e processos. Porém, não desistiu, e hoje tem mais de 625 mil seguidores, inspirou a criação de mais de cem Diários de Classe, já participou de inúmeras palestras e eventos, ganhou prêmios e fundou a ONG Isadora Faber, com a qual continua seu trabalho por uma educação pública de qualidade no Brasil. Mais que um relato de coragem e do poder do webativismo, este livro é um relato perturbador da situação da educação e dos serviços públicos brasileiros, que grita por cidadania e por transformações urgentes.

Resenha: 
Com apenas 13 anos, Isadora impressionou o Brasil (ou melhor, o mundo) com sua pagina no Facebook, o Dário de Classe, que foi uma maneira que a Isadora encontrou de expor os problemas das escolas públicas, especialmente a sua. E tinha como lema o segunte: " Quero o melhor não só para mim, mas pra todos", se referindo a uma educação de qualidade no Brasil. Isadora começou a colocar na sua página posts revelando as condições da sua escola, como: bancos quebrados, portas sem fechadura, bebedouros quebrados... um verdadeiro caos! Mas não era só os problemas físicos da escola, a webativista também mostrou os problemas de ensino da escola, com alguns professores descomprometidos com o seu dever, que é ensinar, entre outros.


Agora com 14 anos, Isadora escreveu um livro onde conta tudo o que passou enquanto fazia suas denúncias na página. Sofrendo represálias, ameaças de morte, agressões verbais e até xenofobia!
Este livro, é o tipo de livro que te prende do início ao fim! Com uma escrita muito boa para uma menina que tem apenas 14 anos. Apesar de não me interessar por esse gênero, Isadora conseguiu me prender por fazer "nascer" um espírito revolucionário em mim, fazendo com que eu não queira me acomodar a realidade, me incentivando a fazer a minha parte para uma educação melhor no país.
Não podemos fingir que nada está acontecendo! Foi esse pensamento que me tomou enquanto lia o livro.

Em todos acontecimentos que ela vai comentando, aparecem algumas de suas postagens da página, e como o número de seguidores ia aumentando com o passar dos dias, algumas manchetas de jornais falando da atitude da Isadora e das represálias que sofria, tudo de uma maneira bem dinâmica. Com até link ao lado, para que o próprio leitor conferisse dando mais vericidade ao que a menina dizia. E como sou curiosa, olhei alguns dos links e realmente direcionavam as matérias, reportagens, entrevistas...
Depois de tantos elogios e necessário dizer os pequenos deslizes que cometeu a Isadora, que ao meu ver foram pouquíssimos. Nada que atrapalhe a leitura ou a torne menos prazerosa. Foi um pouco cansativo ler os eventos em que ela foi, eram sempre bem detalhados, tornando em uma narrativa lenda. E ninguém gosta de narrativas lentas., mas como já disse, não faz com que o livro se torne ruim. É um livro que eu recomendo para qualquer pessoa, de qualquer idade. Mesmo que não se interesse pelos assuntos políticos, vai se sentir atraído pela a história da jovem que está contribuindo pela uma melhor educação do país.
O livro é mais que a história de Isadora, é uma forma de revolução contra nossa comodidade em aceitar que a educação, a saúde, a segurança do país e ruim e ponto. E quando há uma melhora pequena, não procuramos melhorar mais ainda. Essa garota é um exemplo de cidadã que todos nós deveríamos seguir, e por fim, quero que também se deliciem com a leitura de Diário de Classe: A Verdade! E de quebra que também queiram revolucionar.

E para encerrar essa resenha com "chave de ouro", eis aqui meus quotes favoritos:

Se a gente é o país do futebol, do samba, porque não ser o país da educação? Não seria legal ser conhecido por ser o país de melhor educação do mundo? Ser respeitados em qualquer lugar do mundo como um povo culto, inteligente e educado? Acho que sendo assim, o resto vem junto, pois nenhum povo educado e inteligente vai deixar a saúde de lado, por exemplo. Pág. 132
 Muitos me dizem que é sonho, que sou criança e não sei das coisas, que não é bem assim... não me importo, gosto de sonhar. Pág. 132
Obs.: Livro cedido em parceria com a editora.

Por hoje é só, até a próxima página gente! 

6 comentários:

  1. Que menina admirável! Desde que vi esse livro fiquei com vontade de lê-lo, mas depois da sua resenha (primeira resenha que vejo dele) minha vontade aumentou ainda mais. Gostei muito!!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wiis, é sim muito admirável!
      Me sinto honrada em ser a primeira resenha que viu dele, é um livro muito bom, vale super a pena! Beijão.

      Excluir
  2. Melhores Quotes escolhidos!!! Adorei! <3
    Não tenho grande interesse em Livros sobre política pela forma muitas vezes que eles são escritos, mas gostaria muito de ler o Livro dela, pois ela teve a coragem que muitos de nós não tivemos com problemas que ignoramos ou nos acostumamos, que acredito que seja a maior situação! E isso muito triste!
    Você passar a se acostumar com um problema ao ponto de não mais perceber que é um problema! O Livro dela com certeza irá nos acordar para a nossa realidade! A Educação merece ser mais valorizado, e se ela melhorar tudo em nosso País irá melhorar também!
    Vou querer ler esse Livro Hemilly!
    Aaaah mais uma coisa: Muito Obrigada pr me avisar a onde fica as redes sociais do teu Blog! :D
    Parabéns pela resenha! <3
    Beijão e atéeeee!
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aeeeeeeeeeeee! o/
      Pois é, acho que não teria toda essa coragem que a garota teve. Acorda sim! Pode ter certeza! Me acordou! Lê Mandy, garanto que mais gostar.
      Por nada ué! haha
      Obrigada seu poço de fofura, beijão ^^

      Excluir
  3. Parece muito interessante. Eu já li outras resenhas à respeito desse livro e é muito bacana saber que nem tudo está perdido e apesar de toda a sacanagem que é a educação brasileira e o comodismo em relação a isso, tem muita gente preocupada com a situação. Gente que quer mudança e que apesar de tudo tem esperança em um país melhor com uma educação descente! Boa resenha, talvez eu leia ;)

    http://diferente-mentee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Biah, concordo com você, mas ainda temos esperança a Isadora é parte dela. Obrigada, lê sim, garanto que vai gostar. Beijo.

      Excluir