Respirando Indica: Poetas para gostar de poesia

Olá!
Hoje falaremos de grandes poetas que farão você gostar de poesia, digo isto, porque nem sempre fui fã, mas depois de ler algumas poesias dos autores abaixo. Continuem lendo e descubram que poesia é legal sim quando se encontra o poeta certo, e que não é difícil compreendê-la!


Muita gente pensa que só existe poesia "estilo Camões", que é aquela poesia que exala o amor, mas não, a variedade é bem maior do que se imagina, assim como existe o poema falando de um amor puro, existe também aquela poesia que fala de uma revolução contra algo ou alguém. Hoje, conheceremos poetas derivados, e você, leitor, vai (eu acredito) se identificar com pelo menos, algum deles:

1- Fernando Pessoa:



O legal de ler Fernando Pessoa é que ele é mais de uma pessoa! (huehuehuhe, desconsiderem isso). Então, eu digo isso porque Fernando possui vários heterônimos, são eles: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis.O legal é que cada heterônimo é diferente, por exemplo: Alberto Caeiro é conhecido pela a sua linguagem simples e vocabulário limitado, de um poeta camponês e quase sem estudo. enquanto Ricardo Reis tem um estilo refinado, sua linguagem é erudita, totalmente diferente de Alberto. Me perguntando qual face de Fernando Pessoa eu mais gosto, eu diria Álvaro de Campos e o próprio Fernando. 
Autopsicografia 

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração

Pessoa, Fernando. Lírica e dramática, In: Obras de Fernando Pessoa 

Tabacaria 

Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
Janelas do meu quarto,
Do meu quarto de um dos milhões do mundo que ninguém sabe quem é
(E se soubessem quem é, o que saberiam?),
Dais para o mistério de uma rua cruzada constantemente por gente,
Para uma rua inacessível a todos os pensamentos,
Real, impossivelmente real, certa, desconhecidamente certa,
Com o mistério das coisas por baixo das pedras e dos seres,
Com a morte a por umidade nas paredes e cabelos brancos nos homens,
Com o Destino a conduzir a carroça de tudo pela estrada de nada. (...).

2- Carlos Drummond de Andrade:


 

Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos maiores poetas do mundo, uma ótimo opção para quem quer gostar de poesia, ele aborda assuntos variados, então sempre dá pra achar algum dele que se goste. Separei o meu preferido, espero que gostem:

Os ombros suportam o mundo

Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram. 
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.


Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.


Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teu ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança. 
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo,
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

Carlos Drummond de Andrade
3- Paulo Leminski:

 

Esse cara é o cara! Não dá pra descrever o quanto eu gosto de Paulo Leminski, simplesmente é um poeta e tanto! Fico empolgada só de ouvir seu nome, é muita qualidade na escrita em uma pessoa só. Sintam o que eu falo lendo um poema seu:

Bem no fundo

No fundo, no fundo,
bem lá no fundo,
a gente gostaria
de ver nossos problemas
resolvidos por decreto
a partir desta data,
aquela mágoa sem remédio
é considerada nula
e sobre ela — silêncio perpétuo
extinto por lei todo o remorso,
maldito seja quem olhar pra trás,
lá pra trás não há nada,
e nada mais
mas problemas não se resolvem,
problemas têm família grande,
e aos domingos
saem todos a passear
o problema, sua senhora
e outros pequenos probleminhas.
Paulo Leminski
É isso galera, espero que tenham gostado das indicações. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário