Resenha: As aventuras de Pi

Gente!
Vocês estão bem?
Eu estou indecisa de como estou agora, porque eu vou falar de As Aventuras de Pi um livro que é bom, mas que é não é bom ao mesmo tempo. Preparados para descobrir o porquê? Então continua lendo!

Título: As Aventuras de Pi
Autor: Yann Martel
Editora: Nova Fronteira
Gênero: Fantasia
Ano: 2012
Páginas: 372
Nota: ✩✩✩✩ (4/5 Podia ser melhor...) 
Sinopse: Um dos romances mais importantes do século, As aventuras de Pi é uma narrativa singular de Yann Martel que se tornou um grande best-seller. O livro narra a trajetória do jovem Pi Patel, um garoto cuja vida é revirada quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide embarcar em um navio rumo ao Canadá. Durante a viagem, um trágico naufrágio deixa o menino à deriva em um bote, na companhia insólita de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena. A luta de Pi pela sobrevivência ao lado de animais perigosos e sobre um imenso oceano é de uma força poucas vezes vista na literatura mundial.




Piscine Molitor Patel, gravem bem esse nome, pois ele tem muita história pra lhe contar. As Aventuras de Pi, é um livro fascinante, que nos relata como Piscine acabou se tornando um náufrago e como conseguiu sobreviver.

Pi (como mais tarde seria apelidado), não tinha só de exótico o nome, a própria personalidade era bem diferente de qualquer garoto de sua idade, mas é por isso que o leitor vai se apaixonar pelo protagonista. Desde criança sempre foi muito religioso seguia a mais de uma religião, e quem acha que isso seja loucura, talvez até seja, mas Pi acabou por se tornar uma pessoa "melhor", tirando proveito dos ensinamentos de cada religião. Além desse fato curioso, o menino falava a língua dos animais, sabia o jeito que os animais tinham de nos contar sobre eles mesmos, isso devido aos seus pai que mantinha um zoológico na Índia. Na infância, Pi teve uma experiência que fez com ele percebesse a verdadeira natureza dos animais selvagens, isso fez que Piscine fosse mais vigilante, mais ainda assim sempre teve afeição aos animais.

O garoto vivia tranquilamente em Pondicherry, mas teve que abandonar sua comodidade e ir morar no Canadá, pois a situação política na Índia estava incerta e para os negócios do pai isso não seria nada bom. Sendo assim, a família de Patel embarcou  no cargueiro japonês Tsimtsum. Mas a viajem não saiu como o esperado, pois o navio naufragou, mas por sorte Pi conseguiu sobreviver com a ajuda de um bote, mas Patel não ficaria dias e dias sozinhos na imensidão de um oceano, pois no bote estava um tigre-bengala, um orangotango, uma hiena e uma zebra. O menino viu como os animais mais fracos eram eliminados, e como Pi, um garoto magro, indefeso e frágil sobreviveria com tantos animais selvagens em um bote no meio do nada?

E é exatamente assim que se desenrola a narrativa, a luta diária de Pi pela sobrevivência e de como os humanos podem se tornar verdadeiros selvagens em situações como esta. Mas é notável a inteligência do rapaz, digamos que viver tendo contato com animais o ajudou muito.


Sim, As Aventuras de Pi é um livro que merece atenção. É diferente de qualquer livro que você tenha lido, e tem um final surpreendente que vai te deixar muito intrigado. 
Quando eu digo que estou indecisa se gostei ou não do livro é por uma coisa que fez com que eu demorasse para ler este livro, que ficasse sempre procrastinando a leitura. Acontece que a narrativa é muito lenta, e tem informações desnecessárias no livro, e eu sou muito impaciente e isso me incomodou muito. 
No começo você vai se deparar com um verdadeiro manual de como cuidar de um zoológico, as vezes era interessante, mas na maioria das vezes que eu li fiquei entediada, mas ainda sim o livro era bom, então continuei a ler ( e não me arrependo). Com o tempo o livro foi se tornando mais interessante, e dava vontade de ler sem parar, mas acontece que quando Pi sofreu o naufrágio, os dias dele no oceano era de uma descrição MUITO detalhada. Sim, era legal essas partes, mas teve episódios que o escritor poderia ter tirado, pois ficou muito tedioso a leitura.
Tirando esses pontos, eu poderia dizer que este livro foi um dos melhores que li, porque realmente a estória me impressionou e até trouxe alguns ensinamentos acerca do comportamento humano, de como nós podemos ser terríveis, isso foi dito de forma indireta, mas pôde ser percebido. E o final é de deixar qualquer um pensando umas boas horas, pois talvez tudo seja uma metáfora, Pi deixa uma verdadeira indagação acerca de seu naufrágio e cabe ao leitor escolher aquilo que acredita ser verdade, essa foi uma característica marcante e por isso eu recomendo!
Resumindo, eu aconselho que você se delicie e se envolva com o livro, vale a pena passar um tempo aprendendo zoologia, porque quando a aventura realmente começa, é impossível parar de ler.
Enfim, isso foi tudo! 
Beijos meus amores e até mais 

2 comentários:

  1. Que resenha legal, esse não é o tipo de livro que costuma ter resenhas, mas falar desses livros "esquecidos" é bom pra influenciar outras pessoas. Eu mesma, tenho esse livro aqui mas nem pensava em quando ler D: mas sua resenha me motivou!
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu comecei a ler As Aventuras de Pi hoje e estou gostando. Particularmente acho que vou gostar da historia mesmo não sendo muito fã de livros que queiram mostrar a fé em algo. A leitura está sendo fácil e fluindo, espero gostar mesmo dele.

    Meu Blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir